Sobre SAÚDE e EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar...


Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), SAÚDE é o estado de completo bem-estar físico, mental, afectivo e social, e a abordagem da SEXUALIDADE ou da EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar passa por falarmos do corpo e das diversas formas de nos expressarmos, de sentimentos, de emoções, de afectos, de identidade sexual e papéis de género, de relações interpessoais, para além da saúde e em particular da saúde sexual e reprodutiva, consiste na abordagem do ato de Viver!


Projeto S.O.B.E. em articulação com o P.E.S.-E.S. no Agrupamento de Escolas de Ansião



Foram distribuídos por todos os alunos do agrupamento - do pré-escolar, do 1º ciclo, do 2º ciclo e do 3º ciclo - ,um kit/aluno cedido pelo Projeto S.O.B.E. a que o mesmo se candidatou, num total de 1200 unidades. 
 
A entrega dos kits foi acompanhada por uma pequena formação teórico-prática seguida de perguntas e respostas, em cada grupo-turma, dinamizadas pela equipa da B.E. e/ou pela equipa do P.E.S.-E.S.. Com os alunos do Ensino Estruturado foi feita uma abordagem prática e personalizada, seguida da visualização do filme que faz parte dos materiais cedidos pelo Projeto S.O.B.E. e da leitura de histórias, que teve toda a colaboração e acompanhamento das professores e auxilares que trabalham diariamente com este grupo de alunos. Os alunos aderiram com muito entusiasmo ao projeto.
 
Nas diversas bibliotecas escolares do agrupamento estão disponíveis diversos materiais que fazem parte do projeto, que podem e devem ser utilizados nas aulas pelos docentes, na aboradagem desta temática sobre a Saúde e Higiene Oral, com os alunos.
 
A altura da distribuição dos kits e da aboradgem teórico-prática  sobre este tema no âmbito do Projeto S.O.B.E. foi muito oportuna, uma vez que decorreu durante o rastreio de estomatologia e ontodontia feito a toda a comunidade escolar, em articulação e com a colaboração da Clínica Médicis Dental de Ansião, cuja notícia e resultados do rastreio também fazem parte deste blog. 
 









===============================================================
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, o Agrupamento de Escolas de Ansião e em particular a equipa do P.E.S.-E.S. agradecem.